DIA DO MÚSICO

22-11-2011 19:41

 

 

            A música é uma das manifestações artísticas mais antigas concebidas pelos homens. É definida como a arte de combinar sons, através de notas e acordes, ritmos e melodias. Não obstante, a música é mais que um conceito; sua ação transcende a razão, tendo em vista sua capacidade de representar ou produzir imagens e instâncias diferentes para cada apreciador, transmitidas das mentes dos criadores daquela melodia aos ouvidos de quem ouve, produzindo sorrisos, lágrimas, euforia, tranquilidade etc. As músicas se relacionam fortemente com as emoções e podem produzir bem-estar, funcionando inclusive como gatilhos na recuperação de doentes, na cura de depressão, entre outros. A música pode provocar grandes mudanças no estado emocional das pessoas, fazendo-as recordar experiências vividas, sonhos e desejos.

 

        A música também se combina com outras formas de arte, como o cinema. “Na sétima arte” os trechos sonoros são essenciais para ilustrar determinadas cenas. O som dá um impacto maior à narrativa visual, enriquecendo as cenas de amor, drama, suspense etc.

 

        As melodias servem também de suporte para a motivação de atletas. A exemplo disso, recordamos a emoção de todo o Brasil nas transmissões de TV nas manhãs de domingo ao som do Tema da Vitória, que embalava as vitórias do piloto Ayrton Senna. Hoje esse tema é usado em palestras motivacionais, transformando-se em um verdadeiro hino que move esportistas e gente comum na busca de um mesmo objetivo: a vitória.  Outra canção, chamada “Eyes of the Tiger” (olhos do tigre), compostos originalmente como trilha sonora do filme “Rock III” é recordada também pelas mesmas razões.

 

        A música é excelente e fundamental não somente para seres humanos, mas também para os animais. Evidencia bem uma ocorrência na Antiga União Soviética, onde foi encontrado um cardume de baleias encalhadas, devido à grande quantidade de gelo no mar. Equipados com navios quebra-gelo, os marinheiros perceberam que as baleias, assustadas, não conseguiam mover-se. Foi quando alguém teve a ideia de solucionar o problema com música, instalando autos-falantes dentro da água. As baleias, ao escutarem a ópera de Wagner, nadaram para a liberdade.

 

        Melodias podem serenar fetos em úteros ou acalmar pacientes que tenham problemas mentais e psicológicos. O que leva milhões de pessoas a frequentarem shows de bandas em todas as partes do mundo, senão a motivação causada essencialmente por suas canções? A música, inclusive, representa a cultura, as tradições e o folclore de um povo. A exemplo disso, temos aqui no RS a denominada música regional ou tradicionalista. Em seu caráter universal a música é capaz de determinar no tempo o registro de um acontecimento; e seja onde for, um sol maior, será sempre sol maior, seja no Brasil, na Europa ou no Oriente etc.

 

        Todos, de uma maneira ou de outra, são conduzidos pela música, seja pelo som do celular ou do despertador, seja por uma canção de ninar ouvida na infância ou cantada para um filho. A propósito, para quem já passou pela experiência de ser pai ou mãe vai concordar que não há som que se assemelhe em emoção ao ritmo da batida do coração de um filho ouvido ainda no ventre através do ultrassom, e ritmo é musica.

 

        A música também sempre esteve ligada às ações militares. Através dela se transmitiam sinais que deveriam ser ouvidos em meio ao fulgor da batalha: ordens ou designação de formações de combate; de maneira que, de sua perfeita execução, dependia a vida de muitos soldados e o sucesso nas guerras. Os sons executados garantiam a mobilização, a ação e o triunfo. E dessa necessidade surgem os toques de ordem unida empregados até os presentes dias.

 

       Além da função como meio de comunicação, as músicas militares eram empregadas também como elemento psicológico animando as tropas e atemorizando o inimigo. Os músicos acompanhavam as tropas em campanhas, mas também em marchas de vitória.

 

    Na atualidade as bandas militares continuam oferecendo à sociedade boa música e bons músicos, recebendo jovens instrumentistas de todo o Brasil que, com a dedicação dos anos de estudo, tornam possível tirar do impossível o visível som; os quais encontram nas forças armadas a possibilidade de se realizarem profissionalmente e se dedicarem a uma das mais antigas tradições militares. As palavras contidas em um manual de informações do músico transmitem bem o sentimento desta data:

 

“Se a música silenciasse para o mundo,

O mundo deixaria de sorrir...

Se há um poema em cada melodia

Em cada melodia há sempre um músico...

Há uma música no ar

Há um músico a executá-la.

Somente através da música

Se pode chorar, cantando...

Até o silêncio faz música

Na alma dos que não cantam...”

 

Músicos!

 

        Agradeçam a Deus pelo dom de interpretar os sons, pela chance de poder tocar não só seus instrumentos, mas também o coração de muitos; pela habilidade recebida de desatar os nós dos sentimentos dos que lhes ouvem, pois lhes foi entregue uma chave para velejar no mar das emoções: nas alegrias, na euforia, nas desilusões ou medos...

 

Parabéns aos músicos, militares ou não, pelo seu dia.

 

22 de novembro de 2011

Janderson Amaro

 


 

Comente: DIA DO MÚSICO

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário